Faz mais ou menos duas semanas, com motivo da vendimia na D.O. de Alicante foi convidado pelos proprietarios da vinicola Vinos de Algueña a fazer uma visita nas fazendas e na bodega no momento da vendimia. Este vinhos são como os donos. Auténticos. Orgánicos. Limpos. Com carater forte e encorpados, como o clima da região.
Após a visita, da que vamos daremos um video numa outra postagem, tivimos a grande oportunidade de comer o melhor arroz que eu experimentei na mia vida (certo, não é exagerado).
Um arroz preparado como manda a tradição: pouca grossura, açafrão (auténtico, não cúrcuma, nem corante alimentário), coelho cozinhado previamente, caracois "serranos", fogo de lenha (neste caso de amandoeira, oliveira e vinha) que perfuma o arroz quando está sendo cozinhado.
Algo único. O melhor -repito-.
Como pode se imaginar a comida foi regada com os vinhos de Algueña. Com um tinto ecológico (sou um apaixonado de esse vinho) de uva Monastrell (a uva da região), com um tinto jovem, Torreviñas Doble Pasta e com um branco e um rosé, também da serie jovem Torreviñas.
Assim que tivimos a oportunidade de comprovar os contrastes do arroz com os diferentes vinhos.
No aperitivo, uma cerveja tipo Pilsen com ovas salgadas de "mújol" (tainha), mojama de atum (lombo salgado, como a copa de porco) e outras delicatessen da região como as olivas de diferentes tipos.
Num outro post falaremos de esses vinhos e das delicatessen experimentadas na região.
Alem de tudo quero dizer uma coisa: este é o segundo post sobre arroz espanhol e o motivo é que em geral a gente conheçe a paella, mas a Espanha do mediterraneo tem muitas outras formas de apresentar o arroz, muito pouco conheçidas mas muito gostosas. Aparentemente semejantes, mas na minha opinião bem diferentes.
No hay comentarios:
Publicar un comentario